EXAMES GENÉTICOS

O genoma humano é muito sensível ao meio nutricional. Sendo assim, a importância de se compreender a interação gene-nutriente, possibilitou o surgimento de duas novas ciências: nutrigenômica e nutrigenética.

A nutrigenética estuda o efeito da variação genética na interação entre alimentação e doença, com a identificação dos genes responsáveis por diferentes respostas.

Já a nutrigenômica é o estudo de como os nutrientes atuam na modulação da expressão gênica, e tem por objetivo determinar como a nutrição afeta as variações genéticas e os eventos epigenéticos (qualquer modificação no funcionamento do DNA sem alterar a sua sequência).

Esse conhecimento possibilita ao médico nutrólogo o desenvolvimento de um tratamento eficaz de acordo com a individualidade bioquímica, levando em consideração o metabolismo e condições fisiológicas.

São três tipos de exames genéticos disponíveis na clínica:

Trichotest
Utilizado para identificar a causa da alopecia (queda de cabelo), é indicado para aqueles que desejam entender como sua genética interfere no tratamento da alopecia, pacientes com histórico familiar de alopecia e homens e mulheres que tentaram diferentes tratamentos com pouco ou nenhum sucesso.

Telotest
Identifica o grau de envelhecimento celular. Ele mede o comprimento dos telômeros, um dos biomarcadores mais precisos do organismo.

Nutrigen
Exame utilizado para identificar como a genética interfere no ganho de peso. E assim, evitar problemas de saúde futuros, como câncer, diabetes e doenças cardíacas.

Cansada de tentar emagracer
sem resultado?
Fale com especialistas